O texto elaborado trata-se de uma breve síntese a cerca da obra de Paulo Freire intitulada Pedagogia da Autonomia Saberes necessários à pratica educativa, trabalhado com o rigor metodológico necessário, numa ética pedagógica e uma visão de mundo alicerçadas em rigorosidade, pesquisa, criticidade, risco, humildade, bom senso, tolerância, alegria, curiosidade, esperança, competência, generosidade, disponibilidade e esperança. Tal análise se faz dentro e fora da sala de aula, cujo foco principal é o “Professor”.
A obra do autor se desdobra em três partes: Na primeira: Não há docência sem discência; na segunda parte: Ensinar não é transferir conhecimentos; e na terceira parte: Ensinar é uma especificidade humana, embasado pela dialética.
Na primeira diz que “ninguém ensina sem aprender e ninguém aprende sem ensinar” e que é um processo constante na relação ensino aprendizagem.
Já na segunda parte Ele menciona que "Ensinar exige bom senso", humildade, tolerância, paciência, troca de conhecimento, respeitando a autonomia de cada um.
Por ultimo assevera que não basta apenas que se percebam os problemas da educação, mas que o educador tenha otimismo e força de vontade para resolvê-los. Para que isso ocorra os profissionais da educação devem levar na bagagem componente indispensáveis a orientá-los para uma nova rota em prol da educação verdadeira, tais como: competência profissional, respeito pelos saberes do educando e o reconhecimento da identidade cultural, rejeição de toda e qualquer forma de discriminação, reflexão crítica da prática pedagógica, corporeificação, saber dialogar e escutar, querer bem aos educandos, ter alegria e esperança, ter liberdade e autoridade, ter curiosidade,ter a consciência do inacabado. Mostra a necessidade de segurança, do conhecimento e da generosidade do educador para que tenha competência, autoridade e liberdade na condução de suas aulas. Defende a necessidade de exercermos nossa autoridade docente com a segurança fundada na competência profissional, aliada à generosidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário